O incrível exército de Brancaleone | Resumo e Filme completo

O Incrível Exército de Brancaleone é um filme italiano de comédia dirigido por Mario Monicelli, lançado em 1966. A trama se passa na Idade Média e segue as aventuras de um cavaleiro chamado Brancaleone, interpretado por Vittorio Gassman. Veja nesta postagem o resumo desta obra e ao final assista ao filme completo dublado em português.

o incrivel exercito de brancaleone

{getToc} $title={Table of Contents}

O incrível exército de Brancaleone RESUMO

Logo na abertura é perceptível o gênero do filme: comédia. No desenrolar, percebe-se que o filme faz uma paródia a Dom Quixote de La Mancha, do espanhol Miguel de Cervantes, e que você pode baixar gratuitamente neste link:

https://www.apoiopedagogico.blog.br/2022/12/dom-quixote-pdf-para-download.html

Seu contexto histórico é a Baixa Idade Média (séc. XI ao XIV), época em que se inicia a crise do sistema feudal.

O filme começa com um grupo de amigos pobres, maltrapilhos e esfomeados, que roubam um pergaminho. O judeu do grupo vê uma forma de lucrar com a situação, dando indícios do início do pensamento capitalista que posteriormente derrubou o feudalismo.

Este pergaminho dá ao seu possuidor o título de posse de um feudo. Mas, como são servos, necessitam de um cavaleiro para tomar posse desta terra. 

Recorrem assim a Brancaleone, um cavaleiro que faz uso de seu título, mas está falido morando em uma cabana. Nestas cenas iniciais vê-se retratada a importância da hierarquia medieval da época, onde títulos eram tão importantes quanto a própria situação financeira. 

E, durante o filme, repetidas vezes cavaleiros se apresentam mencionando seus títulos de descendência nobre, demonstrando o status que tais títulos representavam.

Seguindo em sua jornada, Brancaleone e seu grupo se deparam com um cavaleiro (um bizantino apresentado como aproveitador, pois depois quis enganar a própria família) e, como determinavam os costumes da cavalaria medieval, precisavam duelar para seguirem viagem.

Em determinado momento, encontram um feudo e o invadem, depois descobrem que este está tomado pela peste, terrível pandemia que assolou a Europa. Ficam todos desesperados até que encontram um grupo de fiéis, que representam a força do teocentrismo Cristão vigente na época, e os seguem com a promessa de cura para eles. 

A promessa de uma luta com propósito santo, em defesa da fé, representava o propósito das Cruzadas, lutar em nome de Deus buscando riquezas, prestígio e a salvação da alma.

Em outro trecho do filme eles se deparam com bárbaros saqueadores, que representavam um perigo constante, e Brancaleone cede ao apelo de uma donzela e a salva. Porém, esta está prometida, e seu tutor, à beira da morte, menciona o código de honra da cavalaria, por ser obrigação dos cavaleiros protegerem as donzelas e preservarem sua pureza. 

Porém, o bizantino refém do grupo quebra este código, e mesmo sendo um cavaleiro, abusa da donzela. O que anula o casamento diante dos dogmas católicos determinados pela Igreja.

Mais a frente, em outro trecho, este mesmo bizantino reencontra seus familiares, retratados como maus, ao negarem o pagamento do resgate, se mostrando sem compaixão ou amor pelo próprio filho.

Quando chegam ao seu feudo são bem recebidos, pois representavam a salvação contra a invasão dos sarracenos, que logo em seguida invadem Aurocastro (as guerras são amenizadas pelo clima de comédia do filme). 

Mas todos são salvos por uma tropa da cavalaria, e quem está ao comando é o verdadeiro dono das terras. Brancaleone e seu grupo são condenados à morte, mas, mais uma vez, como demonstração da força da Igreja, são salvos por terem lutado nas cruzadas.

Resenha

O filme é uma sátira social que aborda temas como a hipocrisia da nobreza, a influência histórica da Igreja, a brutalidade da Idade Média e a busca por um ideal inatingível. 

Ele mistura humor irreverente com crítica social, e é aclamado por sua inteligência e originalidade, tornando-se um clássico do cinema italiano.

Personagens

Esses são os principais personagens do filme O Incrível Exército de Brancaleone, cada um contribui de maneira única para a história e para o humor sarcástico característico da obra.

Brancaleone (interpretado por Vittorio Gassman) 

Brancaleone é o protagonista e líder do grupo. Ele é retratado como um cavaleiro nobre, porém decadente, que busca restaurar sua honra e reputação. Brancaleone é corajoso, mas muitas vezes ingênuo e propenso a cometer erros. Sua determinação em alcançar Aurocastro o leva a liderar seu exército de desajustados em uma jornada cheia de desafios.

Tartaglia (interpretado por Gian Maria Volonté) 

Tartaglia é um monge que se junta ao grupo de Brancaleone. Ele é retratado como um homem sábio e astuto, mas também tem seus próprios interesses egoístas. Tartaglia muitas vezes serve como conselheiro espiritual e estratégico para Brancaleone, fornecendo orientação moral e tática durante a jornada.

Cavalier Gaspare di Fossombrone (interpretado por Carlo Pisacane)

Gaspare é um cavaleiro que se torna parte do exército de Brancaleone. Ele é caracterizado por sua arrogância e vaidade, mas também por sua lealdade ao grupo. Gaspare representa o estereótipo do cavaleiro nobre da Idade Média, embora sua bravura muitas vezes seja questionável.

Pecorino (interpretado por Folco Lulli)

Pecorino é um guerreiro deficiente que se une ao grupo de Brancaleone. Ele é retratado como um homem robusto e determinado, apesar de sua limitação física. Pecorino é frequentemente usado como alívio cômico devido às suas dificuldades em acompanhar o ritmo do grupo, mas sua coragem e lealdade são inquestionáveis.

Eccli (interpretado por Adolfo Celi) 

Eccli é um poeta que se junta ao grupo de Brancaleone. Ele é retratado como um homem sensível e intelectual, frequentemente perdido em seus próprios devaneios poéticos. Eccli fornece um contraponto humorístico ao grupo com suas observações sarcásticas e perspicazes sobre a situação em que se encontram.

o incrivel exercito de brancaleone
Pôster do Filme O Incrível Exército de Brancaleone

Ficha técnica de O incrível exército de Brancaleone

Título do Filme

 O incrível exército de Brancaleone

Título original

L'armata Brancaleone (em português: O Incrível Exército de Brancaleone )

País de origem

Itália

Direção

Mario Monicelli

Gênero

Comédia

Ano

1966

Elenco

Adolfo Celi, Beba Loncar, Luigi Proietti, Stefania Sandrelli, Vittorio Gassman

Duração

115 minutos

Roteiro

Agenore Incrocci, Mario Monicelli, Furio Scarpelli

Música original

Carlo Rustichelli

Edição

Ruggero Mastroianni

• Na Itália recebeu prêmio de melhor fotografia, melhor figurino e melhor trilha sonora.

• Fez muito sucesso tanto na Itália como na Europa, que em 1970 ganhou uma continuação chamada Brancaleone nas Cruzadas

O incrível exército de Brancaleone FILME COMPLETO

Prof. Elias

Formado em Letras/Português e suas Literaturas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. NeuroPsicopedagogo, Autor de livro e Professor de Projeto de Apoio Pedagógico há 12 anos. instagram facebook

Não deixe de comentar! Sua opinião é importante e será bem-vinda, e me ajudará a trazer sempre conteúdos melhores.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال