Atividades de Recuperação Paralela e Apoio Pedagógico

Nesta postagem estou disponibilizando um material com diversas Atividades de Recuperação Paralela e Sequências Didáticas para serem utilizadas nos Projetos de Apoio Pedagógico, Recuperação Paralela e Fortalecimento das Aprendizagens. 

Trata-se de materiais oficiais produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Sendo recursos pedagógicos que contam com diversas sequências didáticas e atividades de Recuperação Paralela / Apoio Pedagógico.  Todos estão disponíveis para download aqui no Blog.

O atendimento aos estudantes do Projeto de Apoio Pedagógico SME ocorrerá com atividades de Recuperação Paralela planejadas a partir dos materiais disponíveis como Conhecer Mais, Trilhas de Aprendizagem, videoaulas, sequências de atividades da plataforma do Currículo da Cidade, plataforma digital e recursos utilizados pelos professores, desde que sejam gratuitos e alinhados aos documentos de Priorização Curricular dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Material Conhecer Mais

O material Conhecer Mais foi produzido para dar apoio ao Professor nas aulas de Apoio Pedagógico/Recuperação Paralela. 

Conforme a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME, esse material foi construído por docentes de diferentes regiões da cidade de São Paulo, tendo como fontes, os cadernos de apoio e aprendizagem, produzidos por SME, o material Ler e Escrever: RI - Recuperação Intensiva, e o EMAI: educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, estes dois últimos produzidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 

Todo este material foi elaborado para ser utilizado no Projeto de Apoio Pedagógico estabelecido por SME já nos primeiros meses de 2022. Um conteúdo que envolve saberes essenciais que precisam ser garantidos a todos (as) estudantes, visando assim o Fortalecimento das Aprendizagens.

Estudantes da Prefeitura de São Paulo terão a versão impressa dos materiais. A versão do aluno (a) é consumível, ou seja, todas as respostas podem ser anotadas diretamente no livro. 

Serão fornecidos dois materiais:

Conhecer Mais Agrupamento 1 (destinado aos estudantes de 3o e 4o ano)


Conhecer Mais Agrupamento 2 ( destinado aos estudantes de 5o e 6o ano)


Conhecer Mais Caderno do Professor Agrupamento 1

Conhecer Mais Caderno do Professor Agrupamento 2


Trilhas de Aprendizagens

trilhas de aprendizagens sme sp
Fonte: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/

No ano de 2020 foi encaminhado e indicado o uso do material Trilhas de Aprendizagens, para todos os estudantes do Projeto de Apoio Pedagógico. 

O material “Trilhas de Aprendizagens” foi elaborado por educadores da Secretaria Municipal de Educação durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid 19 (Coronavírus). Foi elaborado na modalidade organizativa de atividades independentes e se encontram no seguinte link👇:

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/trilhas-de-aprendizagens/

Vídeo aulas do material Trilhas de Aprendizagens

A partir das atividades presentes no material Trilhas de Aprendizagens, foram criadas diversas vídeo aulas. Essa produção foi realizada por docentes da rede municipal de ensino de São Paulo. Esses vídeos podem auxiliar como complemento das atividades de Recuperação Paralela / Apoio Pedagógico. Link segue abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCYqS5icQeCbDmxLjBl4SjYg/featured

https://www.youtube.com/channel/UCYqS5icQeCbDmxLjBl4SjYg/playlists

Trilhas de Atividades

Este material contém sequências de atividades que recorrem a diversas plataformas diferentes relacionadas ao mesmo tema proposto.




Sequências de Atividades 

Neste link vou deixar o site oficial da SME com várias sequências de atividades baseadas no Currículo da Cidade de São Paulo

portal do currículo da cidade de sao paulo

Você pode selecionar por tema, etapa de ensino ou componente.  Nele você encontrará inúmeras sequências de atividades, todas prontas, com etapas bem definidas e com toda explicação de como aplicá-las em sala de aula como atividades de Recuperação Paralela / Apoio Pedagógico, e, mesmo não sendo docente da Prefeitura de São Paulo, você pode acessar normalmente. Link logo abaixo 👇:

https://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/

Ler e Escrever – Recuperação Contínua

Por fim, como complemento, vou disponibilizar os materiais que serviram como uma das fontes para os materiais produzidos apresentados nesta postagem anteriormente. 

Sendo assim, logo abaixo você pode baixar o material pedagógico Ler e Escrever, produzido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Estes materiais são destinados ao Projeto de Recuperação Intensiva da mesma secretaria, cuja meta é oferecer oportunidades a todos os estudantes para que avancem em sua trajetória escolar. Este projeto seria o equivalente ao Projeto de Apoio Pedagógico/Recuperação Paralela da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Conta com diversas atividades de Recuperação e pode ser uma boa fonte para elaboração de atividades. Deixo disponível logo abaixo:



Site do Ler e Escrever para downloads

EMAI – Educação Matemática nos Anos Iniciais

cadernos emai matemática estado

Finalizando, segue o link com os cadernos do EMAI 👇. Material produzido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Espero que essa publicação ajude você na elaboração de suas atividades, esse é um dos intuitos do meu Blog. 
Se você quer ficar por dentro de todas as novidades, e ainda me dar uma força, torne-se um seguidor do Blog. Abraço e até a próxima!😉 


Comentários

Não deixe de comentar! Sua opinião é importante e será bem-vinda, e me ajudará a trazer sempre conteúdos melhores.

Arquivos

Formulário de contato

Enviar